Histórico e Primeira Ata


Termo de Abertura

Este livro composto de (100) cem folhas tipograficamente numeradas de um a cem são imbrincadas por mim, com a rubrica João Silva será utilizado para o registro dos Atos do Conselho da Igreja Presbiteriana de Vila Varela. Igreja está organizada no dia 24 de janeiro de 1971. Por ser verdade data e assino este primeiro livro de Atos do Conselho da Igreja.

Poá 24 de janeiro de 1971 - João Silva - Pastor da Igreja

Origem e início de trabalho

Há dez anos atrás teve início em Vila Varela, na cidade de Poá, São Paulo, um ponto de pregação do Evangelho na casa de uma família Presbiteriana vinda da Igreja Presbiteriana de Mendes Pimentel - Minas Gerais. O grande feito se deu assim: O Sr. Osias Gomes de Souza, com o coração cheio de fé e preocupado com o trabalho de Evangelização do povo daquele vilarejo, resolveu pedir ao Conselho da Igreja Presbiteriana de São Miguel Paulista para abrir eu sua casa um ponto de pregação, em forma de Escola Dominical.

Data de início e local de trabalho

No dia 9 de julho de 1961 teve início o trabalho na casa desse irmão, à Rua Alfredo Maurício Varela s/n, com duas classes; sendo uma de adultos e outra de crianças. Naquele dia houve 7 adultos e 11 crianças. O trabalho continuou neste local por 7 meses.

Acidente

Mas um dia houve uma grande tempestade e a casa onde funcionava o trabalho caiu. Mas graças a Deus não houve morte. Por um pequeno espaço de tempo parecia que o trabalho tinha acabado; a verdade é que o que Deus coloca no coração do homem ninguém pode tirar, e a fé remove montanhas.
Com a queda da casa, a família do irmão Osias ficou quase toda ferida e o trabalho foi interrompido de 16 de fevereiro a 19 de junho de 1962, quando o irmão Osias se mudou com sua família para a Rua Portugal n°76 na mesma Vila e ali continuou o trabalho já em forma de Congregação.

Naquele dia 19 de junho de 1962, o trabalho foi ótimo, foram recebidos por profissão de fé os irmãos: Josias Ferreira de Melo e Júnia de Almeida Carvalhais. A Congregação permaneceu na casa do irmão, crescendo sempre dentro de um clima de ordem e zelo Cristão pelo povo de Deus e na confiança do poder do Espírito Santo, durante três anos.

Construção do prédio da Congregação

Quando não foi mais possível continuar naquela casa, dado o crescimento da obra, a Igreja de São Miguel, comprou no mesmo local, Vila Varela, dois lotes de terreno e construiu um amplo salão, onde passou a funcionar a Congregação.

Pastores na vida da Congregação

Foram pastores da Igreja de São Miguel nesses anos de vida da Congregação até a sua organização em Igreja, os pastores, Reverendos: Atael Fernandes Costa, Moacir Jordão, Jacó Silva e João Silva. Foio no ministério do Reverendo Jacó Silva que foi construindo o prédio da Congregação na Rua Araçoiaba n°37 e no ministério do Reverendo João Silva que foi consolidado o trabalho da Congregação, criando assim um clima favorável para a Organização de Congregação em Igreja.


Apreciação ao irmão Osias e sua família

Muito se deve, portanto, a Igreja sede e ao Conselho da mesma pela sua cooperação durante os anos de vida da Congregação. Mas faça-se justiça; quem trabalhou incansavelmente durante esses anos, e carregou sobre seus ombros a maior parte dos problemas do trabalho desempenhando o papel de conselheiro, pacificador, pregador, pois é um fervoroso Evangelista, foi o irmão Osias Gomes de Souza, Hoje presbítero da Igreja, que juntamente com sua família sempre viveu para a Congregação, fazendo de sua casa a sala de recepção da Igreja, a enfermaria e um recinto de oração para o povo de Deus. E aqui vai uma palavra também para a Dona Maria Gonçalves de Souza, esposa do Sr. Osias, que tanto fez e está fazendo pela vida da Igreja, que tendo sua casa quase sempre tomada ou cheia dos crentes, nunca deixou de lhes dá atenção e de lhes oferecer de sustento da casa. A irmã foi sempre uma hospedeira paciente e pronta para servir; que Deus lhe recompense por tudo isto e que nunca lhe faltem farinha na panela e azeite na botija para o sustento da sua casa.

Que Deus abençoe assim essa família que tem sido uma benção para a Igreja e que tudo seja feito para a Glória do Senhor da Terra. A Deus que vos fez idôneos para o seu serviço, seja a Honra, O Louvor e a Glória eternamente Amém. À Igreja Presbiteriana de São Miguel Paulista, ao seu conselho, e a todos que cooperaram para o bom êxito do trabalho, o muito obrigado da Igreja Presbiteriana de Vila Varela e que o Todo Poderoso Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo nos ajude a permanecer firmes na fé e no seu serviço Glorioso.

Pedido de Organização da Igreja

Esta Igreja foi organizada no dia 24 de janeiro de 1971, pelo presbítero Paulistano, que atendendo ao pedido de organização da Congregação em Igreja, feita pelo Conselho da Igreja Presbiteriana de São Miguel, nomeou a seguinte comissão:

Reverendos: Domingos Rodrigues Hidalgo (relator), João Silva (eleito secretário) e os Presbíteros: Cilas de Castro Souza e Osias Gomes de Souza.

Eu João Silva, redigi o presente histórico, segundo as notas do livro de Atos do Conselho da Igreja Presbiteriana de São Miguel, das informações prestadas pelo presbítero Osias Gomes de Souza e das Observações do meu ministério de 4 anos na vida da Congregação e para constar, data e assino,

Poá - Estado de São Paulo, 24 de janeiro de 1971 - João Silva.


Histórico de Pastores

• JACÓ SILVA;
• JOÃO SILVA;
• ZENAS CAMPOS;
• ERCIAS LOPES;
• SAULO CONDE (DESIGNADO PELO PRESBITERIO);
• OSMAR SERRA;
• ALTAMIRO VIEIRA;
• JOÃO MARCOS VASCONCELOS;
• ADENILDES CARREIRO PINTO;
• HEBER DE SOUZA VALENTE;
• MAURO SERGIO AIELLO;
• SCYLLAS DE OLIVEIRA;
• JONATAS ABDIAS MACEDO;
• HELIOMAR DIAS;
• RENÊ EMERSON;
• JAIR BENTO QUIRINO (DESIGNADO PELO PRESBITERIO);
• JUBAL GONÇALVES (ATUAL).